Censo pode influenciar nas política públicas de Indaiatuba? Veja como fica

catarine

No final de junho deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou os dados do Censo 2022.

Segundo o IBGE, eles “apresentam um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e diferentes recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população”.

O resultado da pesquisa informa que Indaiatuba tem 255.739 habitantes, número bem inferior do que o esperado, algumas estimativas apontavam aproximadamente 280 mil moradores no município.

Os dados foram questionados por muitos prefeitos e outros políticos de diversas cidades do Brasil, e aqui não foi diferente.

“Tenho acompanhado as discussões sobre o Censo, que foi muito prejudicado pela pandemia e pelo corte de recursos do IBGE. Particularmente, também acho que Indaiatuba cresceu mais do que os números indicam, eu mesmo não fui entrevistado. Algumas cidades podem até ser prejudicadas com a redução nos recursos enviados”, disse Pepo Lepinsk, presidente da Câmara de Vereadores ao Z1 Portal.

Por que o Censo é importante? Qual é sua utilidade para definição de políticas públicas na cidade?
A pesquisa do Censo é importante para a definição de políticas públicas, onde a administração municipal poderá investir, assim como a iniciativa privada.

Os números são necessários para definir os repasses que Indaiatuba receberá da União, uma vez que o valor considera o tamanho da população.

O Censo fornece o perfil detalhado dos moradores do munícipio, que ajuda o prefeito e vereadores na definição do que é mais urgente na assistência social, educação, saúde, segurança, transportes, áreas consideradas prioridade pelos gestores públicos.
“A prefeitura de Indaiatuba avalia a possibilidade de contestação dos resultados, mas adianta que com os números obtidos não haverá redução dos repasses, pois a cidade permanece na mesma faixa populacional utilizada para definição dos recursos enviados. Com relação ao Censo de 2010, o município apresentou crescimento de 26,84%, acima da média do estado e do país”, ressalta a nota enviada pela prefeitura.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/noticiasindaiatu/public_html/wp-includes/functions.php on line 5373