Prefeitura de Indaiatuba lança Censo para a comunidade surda

catarine

Na manhã desta quarta-feira (18) a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação lançou o Censo da Comunidade Surda, no Museu da Água. No evento foi abordada a necessidade de o município saber com assertividade a demanda de pessoas surdas para criação de ações mais assertivas para essa população.

O prefeito, Nilson Gaspar, explica como foi idealizado o projeto. “O Censo é uma proposta que surgiu após uma conversa com a comunidade surda. Nosso objetivo é traçar políticas públicas para conhecer melhor a comunidade e garantir a acessibilidade e inclusão. Para isso acontecer precisamos coletar dados que nos permitam traçar ações eficazes. Hoje, apresentamos esse projeto que tem previsão de conclusão de três meses”.

A pesquisa além de contabilizar quantos surdos residem em Indaiatuba visa obter informações como o grau de escolaridade e área de atuação profissional. Já na área da saúde, coletará os dados do estado geral de saúde com informações complementares de forma a entender se os entrevistados possuem algum convênio ou utilizam os serviços do SUS. “É importante que tenhamos o máximo de informações colhidas para que possamos atuar de forma efetiva onde, hoje ainda não conseguimos, por falta de detalhamento. Para a elaboração do Censo prezamos por alguns itens como a representatividade com a participação de pessoas surdas, intérpretes de libras e outros representantes da comunidade surda. Utilizamos a ferramenta Google Forms com 20 questões, todas com tradução para Libras, tendo em vista que essa plataforma é acessível a todos. É importante que todos nos ajudem a divulgar para alcançarmos o público-alvo. Além disso, vale ressaltar que todas as informações são confidenciais”, explica a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani.

Sobre o Censo da Comunidade Surda

O Censo está disponível pelo link através no Google Forms. Ao entrar, é direcionado a uma página explicativa do Censo e com o item para clicar aceitando a participação na pesquisa. Em seguida, abre a página com 20 perguntas, dentre elas estão a requisição de nome, data de nascimento, sexo; se possui a comunicação em libras; bairro em que reside; número de celular; grau de escolaridade; local de trabalho, dentre outras questões. Após a última pergunta, o entrevistado deve apertar o botão enviar para que as respostas sejam concluídas. O Censo é apenas destinado para a comunidade surda, considerando os diferentes níveis e graus de perda auditiva.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/noticiasindaiatu/public_html/wp-includes/functions.php on line 5373