Fernando Siqueira Carvalho é um grande admirador de veículos antigos, principalmente do clássico Ford Maverick. Apesar da história do veículo ter sido curta, o modelo chama muita atenção até os dias atuais. Saiba mais:
O Maverick foi uma criação norte-americana que buscava oferecer um automóvel econômico, barato e compacto que impedisse que os modelos europeus e japoneses continuassem a crescer no mercado. Fernando Siqueira Carvalho conta que o modelo foi apresentado ao público em 1969, custando cerca de U$2000 dólares, em 15 cores disponíveis. Tratava-se de um cupê de modelo pequeno, possuinte de um motor dianteiro com tração traseira.
Fernando Siqueira Carvalho revela que o motor ganhou o motor V8 de 302 polegadas em 1971, oferecendo melhor dirigibilidade e possuindo uma mecânica semelhante à de seus antecessores (como Mustang e Falcon).
Chegou a ser considerado o modelo anti-fusca que tiraria clientes da Volkswagen, tendo, apenas em seu primeiro ano, vendido aproximadamente 579.000 unidades.
Em 1972, duas versões foram apresentadas:
Maverick Sprint;
Segundo Fernando Siqueira Carvalho, o modelo ficou conhecido por conta de sua pintura branca e faixas azuis com detalhes vermelhos, também em seu interior.
Maverick LDO;
A opção de luxo contava com bancos reclináveis, revestimento que se assemelhava a madeira, tapetes de tecido, teto revestido com vinil, pneus radiais e calotas (a qual a cor era escolhida pelo cliente).
Fernando Siqueira Carvalho revela que o modelo chegou no Brasil em 1973, competindo diretamente com o Opala.
No geral, a produção se encerrou em 1979. Fernando Siqueira Carvalho informa que a Ford, desde então, nunca lançou outro modelo esportivo com motor V8 no Brasil, havendo apenas o Mustang importado.
O clássico Ford Maverick encanta muitos até os dias atuais, sendo um dos carros mais procurados no mercado de carros antigos, contando com preços bem altos.