Fintechs: entenda como as startups se inserem no mercado financeiro, com Valdir Piran

Gabriel Bofinit Araújo
Gabriel Bofinit Araújo
4 Min Read
Valdir Piran

Já ouviu falar nesse conceito dentro do mercado financeiro? O investidor Valdir Piran entende que as denominadas fintechs tratam-se de empresas que introduzem tecnologias aos mercados financeiros, além de oferecerem serviços digitais por meio de plataformas online. Também chamadas de startups, se você deseja conhecê-las melhor e como operam no mercado financeiro, leia o artigo até o final!

 

O que é uma fintechs?

A abreviação significa “financial technology”, o que traduzido remete a tecnologia financeira, o que engloba serviços oferecidos de forma totalmente digital — sendo o  principal diferencial das startups para as empresas convencionais. Caso você não saiba, as fintechs são frutos da 4° Revolução Industrial, e surgem para modificar os mais variados setores produtivos, e não é diferente quando inseridas no mercado financeiro.

 

Como funcionam no mercado financeiro?

Quando nos referimos às fintechs dentro do mercado financeiro, abrange não somente os bancos digitais, mas também permite que os clientes tenham acesso aos produtos financeiros através de dispositivos móveis. Nesse contexto, para Valdir Piran, as startups têm por finalidade trazer alternativas mais tecnológicas para os serviços tradicionais financeiros. Confira abaixo, algumas das categorias de fintechs:

 

Fintechs de investimento

De modo a auxiliar no processo da melhor escolha dos investimentos, as fintechs de investimento facilitam as operações e aumentam a possibilidade de rentabilidade dos investidores. Na visão de Valdir Piran, as startups voltadas para este fim, buscam proporcionar operações menos burocráticas e mais acessíveis, podendo ser atreladas aos mais variados tipos de mercado financeiro.

 

Fintechs de crédito

Já quando falamos das fintechs de crédito ou de empréstimo, são aquelas que permitem a oferta de crédito de modo mais otimizado e prático, sem as burocracias comumente presenciadas nos bancos tradicionais. O grande diferencial dessas startups, é o fato de possibilitar empréstimos com taxas inferiores às do mercado, logo, como menciona o empresário, essas operações eletrônicas aproximam os credores de devedores.

 

Fintechs de Bitcoins

Caso você não saiba,a bitcoin é um tipo de criptomoeda, livre e descentralizada que funciona como um dinheiro eletrônico para transações eletrônicas. No caso das fintechs de bitcoins, elas procuram facilitar essas operações, para empresas como a Mercado Bitcoin que cresceu rapidamente no mercado. Como assimila Valdir Piran, a compra de bitcoins pode ser efetuada em plataformas, como: binance, foxbit, conext etc.

 

Fintechs de crowdfunding

O crowdfunding trata-se de uma modalidade de investimento muito rentável, que funciona de modo coletivo. A ideia é juntar investidores para que consigam colocar em prática os projetos financeiros do seu interesse. Sendo assim, Valdir Piran entende que o sistema de crowdfunding engloba financiamento, logo funciona com doações ou outra forma de investimento, tendo em vista que o objetivo é fazer com que os projetos se tornem reais, por isso é feito  essa integração de colaboradores.

Share This Article
Leave a comment